12/14/2024 | Press release | Distributed by Public on 12/14/2024 18:18
Brasília (DF), 14/12/2024 - Na manhã deste sábado (14), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, prestigiou a cerimônia de formatura de 139 novos Guardas-Marinha, da turma "Almirante Bosísio", que reafirmaram seu compromisso com a defesa da pátria e receberam suas espadas, símbolo do oficialato. Desse total, 12 são mulheres e três de países estrangeiros das Nações de Camarões, Namíbia e Senegal. A solenidade ocorreu na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ).
Em seu discurso, o Ministro José Mucio ressaltou o compromisso e os desafios que os futuros oficiais terão pela frente. "A chegada de vocês às primeiras unidades significa a renovação, o entusiasmo e o idealismo, componentes imprescindíveis para que tenhamos uma Força Naval pronta para vencer desafios e conquistar novos horizontes. Em breve, receberemos outros Submarinos, novas Fragatas, Navios Patrulha e o Navio Polar. A velocidade dos avanços tecnológicos exigirá cada vez mais de vocês a disciplina do aprimoramento contínuo e a capacidade de adaptação", enfatizou.
Acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o ministro José Mucio entregou a espada para o primeiro colocado da turma, o Guarda-Marinha Nicholas Fonseca Barbosa.
[Link] .A solenidade contou, ainda, com a presença dos Comandantes do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outras autoridades militares e civis, além de familiares.
A Escola Naval, fundada em 1782, é a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, responsável por preparar oficiais dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Após quatro anos de formação acadêmica e militar-naval, os aspirantes que concluem os cursos de graduação da Escola são declarados Guardas-Marinha. Atualmente, possui um efetivo de 631 aspirantes.
Por Helena L'acosta
Fotos: Marinha do Brasil