Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

11/14/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/14/2024 09:41

Inca vai ampliar seu papel de formulador de estudos sobre avaliações tecnológicas em oncologia

Notícias

PESQUISA

Inca vai ampliar seu papel de formulador de estudos sobre avaliações tecnológicas em oncologia

Projeto ATS vai auxiliar gestores na tomada de decisão sobre novas incorporações e efetividade das tecnologias em utilização na prática clínica

O projeto Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Instituto Nacional do Câncer (Inca) visa integrar prevenção e vigilância, assistência, ensino e pesquisa por meio de estudos que auxiliem o gestor na tomada de decisão sobre novas incorporações e que avaliem a efetividade das tecnologias em utilização na prática clínica. O trabalho inclui, ainda, análises econômicas que subsidiam a alocação eficaz de recursos.

"A concepção do projeto engloba a descentralização do conhecimento em ATS na instituição, o que é primordial para que as áreas detenham informações sobre a iniciativa. A etapa seguinte, para quando está previsto o estabelecimento de fluxo de demandas, será a definição de temas prioritários. Por fim, serão divulgados os resultados provenientes do cumprimento de todas as etapas", esclarece a chefe da Divisão de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Dats), Laura Barufaldi.

A prioridade do projeto ATS no Inca está centrada em quatro frentes: científica, com a formação de multiplicadores de conhecimento em ATS e publicação de materiais; tecnológica, com a viabilização da inclusão de novas tecnologias; econômica, como subsídio para a alocação orçamentária ou mitigação de ônus provenientes de custos judiciais relacionados às incorporações; e social, com ampliação das possibilidades de oferta de tecnologias para os pacientes.

Sob demanda de áreas do instituto, a Dats já desenvolveu estudos para atender à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) que resultaram, por exemplo, em deliberação pela inclusão de medicamento no SUS. "A ideia é que o projeto fortaleça o papel do Inca de formulador de estudos de avaliações tecnológicas em oncologia para o Brasil", explica a responsável pela iniciativa e gestora do projeto, Ana Paula Siqueira, da Dats.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde

Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária