Aga Khan Development Network Foundation

09/19/2024 | Press release | Archived content

Exposição Sete Pavilhões do Amor é inaugurada no Centro Aga Khan em Londres

Exposição Sete Pavilhões do Amor é inaugurada no Centro Aga Khan em Londres

Reino Unido·19 setembro 2024·3 Min

Plano aproximado da pintura em miniatura de Farkhondeh Ahmadzadeh inspirada na épica história persa, Haft Paykar, de Nizami Ganjavi.

AKDN / Jonathan Goldberg

Esta página também está disponível em
0

Partilhar

Email

Imprimir

PDF

Londres, Reino Unido, 19 de Setembro de 2024- Foi recentemente inaugurada no Centro Aga Khan em Londres uma exposição de deslumbrantes pinturas em miniatura da conceituada artista Farkhondeh Ahmadzadeh, com curadoria de Esen Kaya. Sete Pavilhões do Amor é inspirado em Haft Paykar (As Sete Belezas), um poema alegórico romântico do período medieval escrito pelo poeta persa Nizami Ganjavī em 1197. As miniaturas desta série retratam a transformação do Rei Bahram desde um governante mundano dominado por desejos terrenos a um sábio.


Em Haft Paykar, o Rei Bahram apaixona-se por sete princesas que se tornaram todas suas noivas. Ele ordena ao seu arquiteto que construa sete cúpulas, uma para cada uma das suas novas noivas. O arquiteto diz-lhe que cada um dos sete climas é influenciado por um dos sete planetas e aconselha-o a garantir bons auspícios adornando cada cúpula com a cor associada a cada clima e planeta. Cada uma das sete princesas passa a residir no seu próprio esplendoroso pavilhão e o rei visita cada uma num dos dias da semana.


Através dos seus encontros com as sete princesas, o Rei Bahram adquire uma compreensão mais profunda do amor como uma força orientadora para a justiça e o esclarecimento espiritual.


"Tento manter-me fiel aos mestres tradicionais e usar os mesmos métodos", diz Farkhondeh Ahmadzadeh, a artista, residente em Londres.<_o3a_p>

AKDN / Jonathan Goldberg

Ahmadzadeh prepara a sua própria tinta usando pigmentos naturais.

AKDN / Jonathan Goldberg

Cada uma das pinturas de Ahmadzadeh, criadas entre 2014 e 2016, retrata uma das princesas no seu pavilhão abobadado, representando um dia específico da semana e uma cor de acordo com os sete planetas.


Uma característica essencial das pinturas em miniatura de Ahmadzadeh é a forma como reúne a caligrafia, a geometria e os motivos islâmicos (biomórficos), considerando-os como os "pilares da iluminura persa".


Ahmadzadeh teve aulas de caligrafia aos 18 anos e aprendeu a arte da iluminura com vários professores diferentes no seu país natal, o Irão. Depois de se mudar para Londres em 2007, a sua exploração das pinturas em miniatura foi em grande parte inspirada pela análise de manuscritos antigos ilustrados na British Library e no Victoria and Albert Museum. Foi através de um cuidadoso estudo e observação destes, assim como da análise da obra dos grandes poetas persas, que Ahmadzadeh chegou à obra-prima de Nizami.


A exposição no Centro Aga Khan decorre até 1 de Dezembro de 2024.<_o3a_p>

AKDN / Jonathan Goldberg

O Haft Paykar retrata umajornada de esclarecimento e, para Ahmadzadeh, a experiência de trabalhar nestas pinturas ao longo de muitos meses, profundamente concentrada e contemplativa, tornou-se um percurso espiritual pessoal, passando da escuridão - simbolizada pela cúpula negra do sábado - para a luz, simbolizada pela cúpula branca da sexta-feira.


Em conjunto com a caligrafia, a iluminura e os bordos ornamentados, a pintura em miniatura é uma característica fundamental da "Arte do Livro". Embora não seja uma arte sagrada central do Islão, como a recitação e a caligrafia corânica, esta possui um encanto aristocrata e reservado. A sua beleza etérea pode evocar a contemplação de um mundo oculto e misterioso para além do se pode ver. Na sua melhor forma, a pintura em miniatura transporta o espectador para um reino onírico, oferecendo um vislumbre do Paraíso.


Sete Pavilhões do Amorestá em exposição na Galeria do Centro Aga Khan em Londres, de quinta-feira, 5 de Setembro, a domingo, 1 de Dezembro de 2024.


Acerca da artista


Farkhondeh Ahmadzadeh é uma artista iraniana a viver em Londres. O seu trabalho explora as disciplinas de manuscritos de poesia persa, geometria sagrada e miniaturas persas. Tem trabalhado como académica e artista no Irão, na América e na Europa. Ao longo dos últimos 20 anos, Ahmadzadeh tem passado regularmente algum tempo a viver e a estudar com mestres de caligrafia no Irão. Foi distinguida com o Prémio Jerwood em 2011 para a arte tradicional islâmica e continua a ensinar a arte dos manuscritos islâmicos e das miniaturas persas na Escola de Arte Tradicional da King's Foundation.O seu trabalho baseado no Haft Paykar de Nizami já esteve em exposição em Londres e na Escócia, e a sua pintura do "homem sentado" de Reza Abbasi está exposta no Museu Britânico.


Um filme complementar de Adam Tait mostra Farkhondeh Ahmadzadeh no seu estúdio caseiro e revela a paixão e determinação que esta tem pela sua cultura e arte.<_o3a_p>

Últimas notícias

Ver mais

No Result Found
No Result FoundNo Result Found

Ver também