11/16/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/16/2024 13:25
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Grupo de Liderança Climática das Cidades C40 assinaram hoje acordo para trabalhar juntos em ação climática e aumentar o acesso ao crédito para cidades da América Latina e do Caribe. O presidente do BID, Ilan Goldfajn, e o diretor executivo da C40, Mark Watts, assinaram um Memorando de Entendimento com a prefeita de Freetown, Yvonne Denise Aki-Sawyerr, como testemunha honorária, para formalizar e fortalecer a parceria existente.
A parceria foca em áreas cruciais para a sustentabilidade e ação climática, como desenvolvimento urbano e finanças municipais, transporte sustentável, água, saneamento, resíduos sólidos e economia circular.
"As cidades são fortemente impactadas por eventos climáticos extremos e devem estar no centro da construção de resiliência no futuro. Com este novo acordo com o C40, estamos aprimorando a troca de conhecimento, programas de assistência técnica e colaboração para promover e ampliar soluções inovadoras para cidades mais resilientes", disse Goldfajn.
O Diretor Executivo do C40, Mark Watts, destacou que o acordo de hoje ressalta o reconhecimento do papel crítico das cidades no enfrentamento da crise climática. "As cidades da América Latina e do Caribe não estão apenas na linha de frente da crise climática, mas também na vanguarda de soluções climáticas inovadoras. Esta é uma parceria inédita com o BID, que dará suporte a cidades da região para acessar financiamento para construir comunidades mais resilientes e sustentáveis. Juntos, podemos acelerar uma transição para um transporte mais limpo, uma gestão de resíduos mais eficiente e um crescimento urbano equitativo que atenda às necessidades das comunidades em todo o mundo," disse.
O acordo de três anos abrange três planos de ação, interconectados, em desenvolvimento urbano sustentável e finanças municipais, transporte sustentável e limpo, e a transição para uma economia circular nos setores de água, saneamento e resíduos sólidos das cidades da região.
O BID e o C40 vão trabalhar juntos em oito iniciativas transformadoras, incluindo, por exemplo, o Roteiro Regional para Finanças Subnacionais, a Iniciativa de Disseminação de Conhecimento sobre Eletromobilidade, a implementação de Zonas de Ar Limpo, os Projetos Piloto de Bairros Verdes e Prósperos, o Financiamento de Frete Zero Emissões e o Hub de Resíduos Sólidos e Economia Circular.
Apoiar iniciativas climáticas faz parte de um esforço mais amplo para aumentar o acesso ao financiamento para cidades da América Latina e do Caribe. O BID está trabalhando para expandir a disponibilidade de crédito para cidades, ajudando-as a cumprir suas responsabilidades existentes enquanto investem em resiliência para estarem mais preparadas para eventos climáticos. Isso inclui apoiar cidades no desenvolvimento de um pipeline robusto de propostas de projetos, ajudando governos municipais a melhorar sua capacidade de crédito e criando espaços para cidades da região trocarem informações e aprenderem umas com as outras.
Nesse contexto, o BID e a C40 continuarão a desenvolver atividades conjuntas, incluindo workshops e eventos regionais e globais, geração de conhecimento, design e implementação de projetos piloto e programas de assistência técnica com cidades da região.
Os planos de ação se concentrarão no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras, geração de conhecimento transformador e fortalecimento das capacidades e redes dos governos. Incluirão ainda escopo detalhado de atividades, cronograma estimado para conclusão, recursos financeiros e não financeiros potenciais, indicadores de resultados e mecanismos de avaliação.
A assinatura ocorreu durante o Fórum de Prefeitos e Secretários de Finanças em prol do Acceso ao Financiamiento nas Cidades da América Latina e do Caribe, no contexto da Cúpula Urban20 realizada este ano no Rio de Janeiro.