IDB - Inter-American Development Bank

12/13/2024 | Press release | Distributed by Public on 12/13/2024 11:23

BID apoia iniciativa do Brasil para reativar trechos ferroviários com foco em sustentabilidade e fortalecimento da logística nacional

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, unem esforços para desenvolver estudos que viabilizem a revitalização de cerca de 10 mil quilômetros de trechos ferroviários previstos para serem devolvidos por concessionárias. A iniciativa busca ampliar a participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil e promover o desenvolvimento regional e soluções de baixo carbono que reduzam emissões de gases de efeito estufa por meio de concessões de menor porte.

O BID iniciou em 11 de dezembro o processo de contratação dos estudos, convidando empresas nacionais e internacionais a apresentarem propostas. Os trabalhos visam estruturar modelos para dar nova destinação aos trechos que deverão ser devolvidos pelas concessionárias Rumo Malha Sul, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Também será realizada a análise da viabilidade operacional do trecho que conecta São Luís/MA a Fortaleza/CE, parte da malha ferroviária atual da FTL.

"Os estudos são essenciais para revitalizar trechos ferroviários ociosos, impulsionar o desenvolvimento regional sustentável, reduzir emissões de carbono e fortalecer a competitividade econômica do Brasil. O BID está comprometido em alavancar sua experiência internacional para criar soluções que conciliem eficiência logística com benefícios ambientais", afirmou Annette Killmer, representante do BID no Brasil.

Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, essa iniciativa para o fortalecimento da infraestrutura logística do país e para o equilíbrio da matriz de transportes, promovendo o aumento da participação ferroviária.

"Esses trechos ociosos são ativos valiosos que, com os investimentos certos, podem gerar retornos expressivos em termos de eficiência logística, competitividade econômica e desenvolvimento regional. Muitos desses trechos possuem potencial para integrar pequenos produtores ao mercado global e oferecer soluções logísticas que atendam as demandas do setor produtivo". disse Bastos.

Abordagem Inovadora e Parceria Internacional Estratégica

A Infra S.A. utilizará dados do Plano Nacional de Logística (PNL) e do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) para fundamentar os estudos. A metodologia incluirá reuniões com o setor produtivo, visitas de campo e avaliação técnica da infraestrutura ferroviária.

A parceria com o BID prevê a realização de estudos de pré-viabilidade em seis meses e três Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs), com prazo de entrega de até 12 meses. Esses documentos serão essenciais para embasar novas licitações ou outras formas de exploração dos trechos ferroviários.

Ao combinar expertise internacional e diálogo com atores locais, esta iniciativa reafirma o compromisso do BID e do governo brasileiro em promover soluções logísticas inovadoras e sustentáveis, garantindo maior integração regional e competitividade econômica.